Clube reabre modalidade de Karaté para adultos

karate

 

Este ano será aberta uma aula destinada a adultos e séniores que desejem (re)começar a prática de Karate, no Clube Académico de Bragança, local que reúne os vários praticantes de Karate Shotokan integrados na FPKS – Federação Portuguesa de Karate Shotokan (www.fpks.pt).
O caminho (Do) que o Karate (Kara = vazio; Te = mão) preconiza destaca-se no conceito das mãos vazias, defendendo a filosofia da ausência de armas ou de comportamentos violentos. O Karateca aprende a ter medo de si próprio (autocontrolo), sendo que o Karateca nunca ataca por sua iniciativa (paz e harmonia). O Karate-Do, ou a Via das Mãos Vazias, mais do que uma prática desportiva assinala a importância do alto valor da ética e disciplina, arte marcial como atitude e modo de vida.

Venha experimentar! Faça já a sua pré-inscrição na Secretaria do Clube Académico de Bragança.

Sendo o Karate uma arte marcial com as suas origens no Japão, esta prática promove uma melhoria muito importante da qualidade de vida dos seus praticantes, independentemente da idade e do género.

O Karate para adultos e seniores (Iniciação) pretende:
– Aumentar a flexibilidade, resistência e força muscular, tonificando e definindo os músculos;
– Melhorar o equilíbrio, a rapidez dos reflexos, a coordenação motora e a noção de distância e envolvente espacial;
– Melhorar a respiração e postura corporal com resultados positivos no dia-a-dia;
– Aumentar a auto – confiança, o auto – controlo e os níveis de concentração nas atividades do quotidiano;
– Promover a autossuperação levando os praticantes a vencer os seus próprios limites, gerando autoconfiança e autodomínio;
– Iniciar a prática de um método de auto – defesa muito eficaz.

Através do Karate consegue-se regular o organismo fisicamente e psicologicamente produzindo a sensação de bem-estar e qualidade de vida.
É uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade e estrutura física, exceptuando alguns casos excepcionais por motivos de saúde devidamente diagnosticados e atestados.
O caminho do Karateca desenvolve-se através de diferentes aprendizagens: no Kihon, aposta-se no treino das técnicas de base, na Kata, como competência formal dos exercícios base, no Kumite, desenvolvem-se formas de combate adequadas à especificidade e o nível de cada Karateca, no Bunkai, ultima-se a aplicação diversificada das técnicas aprofundadas no Kihon, Kata e Kumite.

Comentários

Comentários