O Clube
O Clube Académico de Bragança foi fundado, por um grupo de amigos da prática desportiva, em 8 de Dezembro de 1968. Dedicou-se ao futebol até ao ano de 1980, para posteriormente fomentar a pratica de outras modalidades, tais como: a patinagem , o hóquei em patins , a ginástica de base e de competição, a ginástica para deficientes e as classes de manutenção de senhores e homens, bem como o Aikido.
Foram, ao longo dos anos, introduzidas outras modalidades como: o karaté , ténis, badminton e basquetebol. No entanto, durante algumas décadas, foi a modalidade de hóquei em patins aquela que maior relevo alcançou, tendo alcançado vários títulos regionais , em todos os escalões, e contribuindo para a projecção de vários atletas a nível nacional, europeu e mundial, em selecções nacionais dos diversos escalões.
No Basquetebol , modalidade criada há 5 anos, o clube recebeu o título de campeão regional, participando, actualmente em todas as categorias nos campeonatos regionais e nacionais.
O Concelho de Ministros, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, atribui-lhe o título de Instituição de Utilidade Pública, publicado no Diário da República n.º 14, II Série, de 17 de Janeiro de 1985, conforme o decreto Lei n.º 460/77, de Novembro de 1980.
Em 2003 o clube obteve o reconhecimento de mérito pelo Instituto do desporto de Portugal – I.D.P., recebendo, ainda em Junho de 2004 a Medalha Municipal de Mérito da Câmara Municipal de Bragança.
O lema do Clube Académico de Bragança , “Esforço e Dedicação” levou, e continua a levar os seus responsáveis a servir a comunidade da região onde o clube se encontra inserido contribuindo para um desenvolvimento desportivo de mais de 300 atletas, sustentando, numa base de motivação e formação contínua dos mesmos, na maior parte jovens, apoiados por técnicos qualificados nas diversas modalidades que o clube se orgulha de manter e perpetuar para a gerações vindouras.
Hoje, encontra-se numa fase de remodelação da sua modalidade de hóquei em patins tendo, para isso, promovido a prática da patinagem em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e a abertura e dinamização de uma classe de iniciação ao jovens de ambos os sexos de toda a região transmontana.