Karaté

Objetivos

A prática do Karaté tem como principais objectivos a aprendizagem do Karaté-Do como uma arte marcial de auto-defesa, o conhecimento e aplicação das regras de conduta e etiqueta do Karaté-Do e o desenvolvimento correto do corpo e do espírito.

Aspetos Gerais

Cada sessão prática de Karaté inicia-se com exercícios de aquecimento seguido do treino de Karaté.

Este pode ser desenvolvido considerando três partes distintas de ensino:
Kion (treino básico) – disciplina de aprendizagem das técnicas de Karaté.
A repetição sistemática das técnicas de Karaté são executadas no ar, sem adversário.
Kata (treino de formas) – disciplina de aprendizagem de esquemas de movimentos pré-determinados que significam ataques e defesas contra adversários imaginários.
Os Kata permitem desenvolver a força, a velocidade, o equilíbrio, a intenção e a dinâmica dos movimentos.
Kumité (treino de combate) – disciplina que consiste no treino de combate entre dois praticantes que se defrontam, usando exercícios sistematizados, com objectivos bem definidos, e que progressivamente vão aumentando de exigência (conforme a graduação do praticante), até à fase em que o combate é completamente livre.

Destinatários

Karaté Adultos
O Karaté é para todas as pessoas, desde que assumam o compromisso de trabalhar para a sua progressão e cumprir com a disciplina de conduta/etiqueta como praticante de Karaté.

Karaté Crianças
Ambos os sexos, a partir dos 9 anos.

A aprendizagem do Karaté dirigido às crianças privilegia o desenvolvimento das aptidões fundamentais da criança, consideradas como indivíduos em plena evolução e não como adultos em miniatura.

Horário da Modalidade

 

Orientador da Modalidade

Mestre Luis Dias