Dança Oriental
Objetivos
- Despertar e estimular nas alunas o interesse por conhecer diferentes culturas;
- Contactar com a essência da cultura oriental, ao mesmo tempo que as alunas realizam uma viagem ao seu interior;
- Aprender a conhecer e a controlar melhor o seu corpo, através de um trabalho muscular mas também emocional;
- Aprender a expressar as emoções através da música e da dança;
- Conhecer os inúmeros benefícios que a dança oriental tem, tanto ao nível mental como físico;
Incutir nas alunas todo um saber que ultrapassa os limites da própria dança.
Aspetos Gerais
Em cada aula pretende-se esclarecer e clarificar os conceitos intrínsecos a esta dança, ao mesmo tempo que se dá um enquadramento da dança na história, na música, enfatizando as técnicas que a caracterizam, pretende-se desenvolver alguns exercícios de respiração, alongamento e isolamento das diversas partes corporais, exercícios específicos de dança oriental, relação da transição entre tensão e relaxamento das partes isoladas do corpo, variações e combinações de movimentos, deslocamentos no espaço, coreografias simples, criatividade e improvisação.
O aquecimento e relaxamento é direccionado ao desenvolvimento do corpo de modo a ajudar na reprodução da técnica e de evitar possíveis lesões, tendo como base alguns movimentos de yoga e movimentos que ajudem a desenvolver a flexibilidade e a força, principalmente da zona abdominal e dos membros inferiores (pernas).
Hoje em dia cada vez mais mulheres em diversas partes do mundo praticam a Dança Oriental, usufruindo não só dos seus benefícios físicos como de uma maior auto-estima e valor próprio.
Destinatarios
Dança Oriental Adultos – Elementos do sexo feminino de qualquer idade.
Dança Oriental Crianças – Elementos do sexo feminino a partir dos 3 anos.
Material
Um lenço para atar à cintura e roupa confortável. Não é usado qualquer tipo de calçado durante as aulas.
Beneficios
A prática desta dança permite à mulher encontrar um equilíbrio entre a mente e o corpo, uma sensação de harmonia e integração resultante dos movimentos isolados dos vários membros do corpo, fortalecendo a confiança no próprio ser e fomentando a aceitação da sua feminilidade.
Pode ser praticada em qualquer idade e por qualquer mulher, pois apenas tem efeitos benéficos para o corpo e o espírito e não requer nenhuma constituição física determinada.
Horário da Modalidade
Segunda-Feira 17:45 às 20:30
Orientador da Modalidade
Prof. Cristina Veloso