Rodas e Rolamentos

As rodas possuem várias durezas que poderão aumentar a tração e o conforto ou a durabilidade de acordo com as necessidades e os gostos do utilizador, o tamanho das rodas influencia a sua manobrabilidade.

Tamanho

O diâmetro das rodas é a circunferência da roda medida em mm, quanto maior for a roda mais rápido rodará, por oposição quanto mais pequena mais lenta será mas maior será a sua estabilidade, a maioria dos patins de recreio possui rodas entre 72-76mm de diâmetro.

Dureza

As rodas são fabricadas em uretano, um material plástico que pode variar em dureza, a dureza é medida com um durómetro, sendo a escala de 0A (material mais macio) a 100A (material mais duro). Quanto mais macia for a roda maior será a sua capacidade de tração e de amortecimento de vibrações, sendo a sua vida mais reduzida, nem serão tão rápidas como as rodas mais firmes, a grande maioria dos patins de recreio possuem solas com durezas entre 76A e 82A, sendo a 76A a roda mais macia, é frequente os utilizadores colocarem rodas de diferentes durezas no mesmo par de patins, por exemplo rodas mais macias na frente para melhor tração.

A dureza das rodas também aparece marcada nas mesmas.
As rodas tendem a gastar-se de modo não uniforme, pelo que devemos rodas o seu posicionamento nos patins com frequência, assim os patins devem possuir forma de trocar as rodas facilmente, a maioria dos fabricantes explicam o procedimento nos manuais de instruções.

Rolamentos

Os rolamentos são o coração das rodas, a sua qualidade afeta o esforço necessário para as rodas rodarem e claro os patins se deslocarem. Os patins de preço mais elevado possuem rolamentos designados de precisão, que aparecem marcados com a escala ABEC-1 (com menor precisão), ABEC-3, ABEC-5, ABEC-7, ABEC-9 (com maior precisão).
Os patins mais acessíveis utilizam rolamentos ABEC 1 ou 3.

 

Adaptado de “Calçado Desportivo

 

Comentários

Comentários